Sony confirma o desenvolvimento de novo PlayStation com suporte a 4K

Há praticamente dois meses que vemos rumores sobre o desenvolvimento de um novo console poderoso por parte da Sony. A gigante japonesa conta com o PS4 como sua principal plataforma para jogos atualmente, mas tudo indica que a mesma estaria trabalhando em uma versão turbinada com hardware mais atual para entregar uma imagem em resolução Ultra HD – padrão comum para as TVs mais completas do mercado atualmente. Inicialmente chamado de PS4K, a novidade recebeu o nome de PS Neo em rumores mais recentes, onde teve até suas possíveis especificações reveladas.

Nesta sexta-feira (10), Andrew House, presidente da Sony Interactive Entertainment, confirmou a existência deste novo console. Ele não chegou a confirmar se o videogame receberá o nome de PS4K ou PS Neo, mas apenas informou que a empresa está realmente trabalhando em um console poderoso com total suporte para a resolução 4K. Este novo produto será destinado aos jogadores hardcore que fazem questão de jogar em resoluções altas e com alta taxa de quadros por segundo.

House também confirmou que o novo PlayStation não irá substituir o atual. A Sony tem planos de manter os dois no mercado, onde o atual será o novo console de entrada da empresa custando US$ 350. O preço do PS4K ainda não foi revelado pela companhia, mas tudo indica que a novidade chegará com valor próximo a US$ 500. As especificações também não foram confirmadas, já que o presidente da Sony afirmou que a empresa ainda está realizando alguns ajustes para trazer o melhor console ao mercado, sem cobrar muito caro por isso. Mas tudo indica que veremos um hardware baseado na nova Radeon RX 480.

Confira um comparativo entre as duas versões do PlayStation:                                                                                                                              
 Se a GPU Radeon RX 480 for realmente a escolhida pela Sony, o PS4K contará com 36 blocos de unidades gráficas trabalhando a 911 MHz, aliado a uma CPU Jaguar com velocidade máxima de 2,1 GHz e 8 GB de memória GDDR5 com barramento de 218 GB/s – o que deve garantir mais do que o dobro do desempenho do modelo atual. Este novo hardware será forte o suficiente para alimentar o PlayStation VR, que demanda de jogos rodando a pelo menos 90 FPS para não causarem desconforto visual.

Por fim, o PS4K manterá o seu leitor de Blu-ray, mas vindo com suporte ao novo padrão UHD, para entregar imagens em 4K sem interpolação. Os jogos, no entanto, devem ser renderizados em FHD, onde um chip dedicado no PS4K se encarregará de fazer upscale para 4K para entregar uma imagem mais bonita para sua TV.

O novo PlayStation não será revelado na E3 deste ano. Como informado anteriormente, o console ainda não está finalizado. A empresa também não chegou a confirmar quando o produto será lançado, mas todos os rumores apontam para o mês de outubro. Agora é só esperar pelo anúncio oficial da empresa e juntar os trocados para o novo console focado em uma experiência 4K.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3