Adeus Xperias? Sony encerra produção de smartphones no Brasil

A crise econômica pela qual o Brasil passa e a falta de incentivos relevantes para grandes companhias acaba de fazer mais uma vítima. Após o anúncio da Xiaomi de que deixaria de fabricar smartphones por aqui, chegou a vez da Sony encerrar as atividades em nosso país, afirmando ser mais viável a gerência de suas operações em território tupiniquim estando situada no exterior. Segundo revelado, o principal fator que levou à esta decisão foi a revogação da chamada "lei do bem", além de toda a "situação macroeconômica do país".

 "A lei do bem foi suspensa e só temos produtos acima de R$ 1,8 mil, então decidimos importar esses modelos" - Ana Peretti, diretora de marketing da Sony
Com isso, todos os dispositivos da companhia começarão a ser importados de países como China ou Tailândia, algo que de acordo com a Sony fará com que os custos não sejam acrescidos de maneira tão agressiva e ainda permitirá uma entrega mais veloz às varejistas, uma vez que suas fábricas no exterior possuem capacidade de produção muito maior do que víamos no Brasil. Levando em conta o que vimos em lançamentos recentes da empresa como Xperia Z5 Premium, Xperia X e Xperia XA, entretanto, pode-se esperar valores nada compatíveis com o que os aparelhos entregam, o que provavelmente deve diminuir cada vez mais os investimentos da japonesa por aqui.                                                                                                        
 Ainda não há qualquer comentário por parte da Sony com relação à alteração nos valores cobrados por produtos já vendidos por aqui há algum tempo, como gerações anteriores da linha Xperia Z ou modelos de outras faixas de preço como os das linhas Xperia C e Xperia M. Devido a isto, resta apenas esperarmos pelos próximos capítulos desta história para vermos se a gigante nipônica está realmente no "começo do fim" de sua atuação em território brasileiro ou se ela tentará se manter vendendo produtos importados do outro lado do mundo.

Vale lembrar que a empresa pode deixar o ranking das maiores fabricantes de smartphones ainda em 2016, o que significa que desistir de um mercado tão amplo quanto o Brasil pode não ser a melhor escolha. Para efeito de curiosidade, a Microsoft foi outra fabricante a abandonar nosso país, e de acordo com o mesmo relatório ela também será substituída no ranking global por companhias chinesas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3