Vale a pena ou não? Microsoft rebate crítica da Sony à retrocompatibilidade

A retrocompatibilidade do Xbox One é um dos grandes esforços da Microsoft em suas plataformas de jogos, mas a Sony não considera isso tão útil assim. Embora os usuários do Xbox One possam desfrutar de um catálogo cada vez maior de jogos do 360, recentemente a empresa rival disse que esse recurso acaba sendo "não muito utilizado".
Para tentar saber se a compatibilidade com versões anteriores vale a pena, o Ars Technica vasculhou os dados do Xbox Live e descobriu que um pequeno número de 1,5% de uso do Xbox One foi nos títulos compatíveis com versões anteriores.
Menos de 2% de uso no Xbox One
Dentre os 1,65 bilhões de minutos, os dados mostraram uma média de apenas 23,9 minutos de jogatinas na retrocompatibilidade por usuário do Xbox One, sendo que cada um gasta em média 1.529 minutos no console.
As coisas não melhoram muito quando você olha para jogos individuais. O título mais avançado compatível com versões anteriores na amostra do Ars Technica, Call of Duty: Black Ops, foi jogado por três ou quatro de cada 1.000 usuários ativos do Xbox Live.
As taxas de uso de jogos menos populares caem abruptamente, e nenhum outro título compatível com versões anteriores se classifica nos 100 melhores aplicativos do Xbox One em termos de usuários únicos totais.
Considerando a metodologia usada, os dados não são concretos, e não consegue medir o quanto compatibilidade com versões anteriores influencia um usuário individual na sua decisão de compra.

Resposta da Microsoft
Após a publicação da declaração da Sony sobre o assunto, o Vice-presidente corporativo da plataforma de jogos da Microsoft, Mike Ybarra, se pronunciou em sua conta pessoal no Twitter para discordar.
 
Eu discordo. Queremos que os jogadores joguem os melhores jogos do passado, presente e futuro. É o que os jogadores pediram.
Logo em seguida, um usuário respondeu essa declaração enviando a Ybarra um gráfico com os dados do Ars Technica. A isso, o executivo respondeu que se trata de uma "visão imprecisa".
 
Levantar alguns dados de servidores dá uma visão imprecisa do que as pessoas fazem.
E você, o que acha? A retrocompatibilidade faz alguma diferença real?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3