Atenção Insiders! Build liberada de forma acidental pode inutilizar PCs e smartphones [Atualizado]

Ainda não ficou claro o que pode ter causado o problema na noite desta quinta-feira (1), porém a falha crítica pode causar muita dor de cabeça para quem faz parte do programa Windows Insider. Pra piorar a situação todos os ciclos de updates foram afetados, ou seja, a chance do seu dispositivo instalar essa compilação por engano é grande.
O erro também atingiu a base de usuários do Windows 10 Mobile, a build 16212 acabou sendo liberada para os Windows phones por engano. O erro inutilizou uma série de dispositivos, travando os telefones em um 'boot loop' infinito. A solução? A única forma de se livrar do problema depois de ter instalado a build problemática é resetar o aparelho usando a ferramenta 'Windows Device Recovery Tool'. Nada prático, já que o processo apaga todos os dados do seu Windows phone.
Build 16212 foi liberada por acidente.
Alguns PCs também acabarem recebendo essa compilação. A dica que fica é: caso esteja recebendo a build 16212 em qualquer dispositivo com Windows 10, não baixe ou muito menos instale esse update. Essa compilação do Windows 10 faz parte do ciclo 'rs_edge_case', aparentemente destinado a testes internos e não públicos. Até agora tudo indica que alguma fala técnica, ainda não identificada, acabou causando o problema.
A líder dos Insiders, Dona Sarkar, reconheceu o erro que pode causar falhas graves tanto no PC como nos smartphones. Aparentemente, a partir desta sexta-feira (2) a build protagonista desse fiasco de Redmond já foi retirada do ar. Desde então, o programa será pausado até a próxima semana.
Caso faça parte do programa de testes do Windows 10 e queira ter certeza absoluta que não vai ser atingido, o melhor a se fazer é sair do Windows Insider até que a falha seja corrigida pela gigante de softwares na semana que vem.
Chegou a ser atingido pelo problema? Conta pra gente nos comentários.
Atualização: No fim da noite de ontem, Sarkar confirmou através do twitter que o problema já havia sido identificado pela equipe do Windows Insider e já estava sendo solucionado:
Segundo a líder do programa, quem recebeu a build mas ainda não instalou não tem com que o se preocupar. Dentro de alguns dias a atualização vai simplesmente ser ignorada pelo Windows Update em todos os dispositivos com Windows 10. Para resolver o problema basta seguir os passos listados no blog oficial do Windows.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3