Atenção Insiders! Build liberada de forma acidental pode inutilizar PCs e smartphones [Atualizado]

Ainda não ficou claro o que pode ter causado o problema na noite desta quinta-feira (1), porém a falha crítica pode causar muita dor de cabeça para quem faz parte do programa Windows Insider. Pra piorar a situação todos os ciclos de updates foram afetados, ou seja, a chance do seu dispositivo instalar essa compilação por engano é grande.
O erro também atingiu a base de usuários do Windows 10 Mobile, a build 16212 acabou sendo liberada para os Windows phones por engano. O erro inutilizou uma série de dispositivos, travando os telefones em um 'boot loop' infinito. A solução? A única forma de se livrar do problema depois de ter instalado a build problemática é resetar o aparelho usando a ferramenta 'Windows Device Recovery Tool'. Nada prático, já que o processo apaga todos os dados do seu Windows phone.
Build 16212 foi liberada por acidente.
Alguns PCs também acabarem recebendo essa compilação. A dica que fica é: caso esteja recebendo a build 16212 em qualquer dispositivo com Windows 10, não baixe ou muito menos instale esse update. Essa compilação do Windows 10 faz parte do ciclo 'rs_edge_case', aparentemente destinado a testes internos e não públicos. Até agora tudo indica que alguma fala técnica, ainda não identificada, acabou causando o problema.
A líder dos Insiders, Dona Sarkar, reconheceu o erro que pode causar falhas graves tanto no PC como nos smartphones. Aparentemente, a partir desta sexta-feira (2) a build protagonista desse fiasco de Redmond já foi retirada do ar. Desde então, o programa será pausado até a próxima semana.
Caso faça parte do programa de testes do Windows 10 e queira ter certeza absoluta que não vai ser atingido, o melhor a se fazer é sair do Windows Insider até que a falha seja corrigida pela gigante de softwares na semana que vem.
Chegou a ser atingido pelo problema? Conta pra gente nos comentários.
Atualização: No fim da noite de ontem, Sarkar confirmou através do twitter que o problema já havia sido identificado pela equipe do Windows Insider e já estava sendo solucionado:
Segundo a líder do programa, quem recebeu a build mas ainda não instalou não tem com que o se preocupar. Dentro de alguns dias a atualização vai simplesmente ser ignorada pelo Windows Update em todos os dispositivos com Windows 10. Para resolver o problema basta seguir os passos listados no blog oficial do Windows.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samsung nos convida para conhecer os novos SoC Exynos na CES 2014

Vazou! Moto G5S Plus e X4 têm especificações reveladas

Nokia deixa vazar dados do Lumia 1520 em loja online chinesa