Temendo ciberataque, Microsoft 'desenterra' Windows XP e Vista para mais uma atualização

Em um movimento surpresa, a Microsoft voltou atrás em sua decisão de não prestar mais suporte ao Windows XP e Vista, ambos já descontinuados.
Após o incidente envolvendo o ransomware WannaCry, a gigante de Redmond pediu a seus clientes usando as versões do sistema operacional em questão para atualizarem, por questões de segurança.
Mas como sabemos, o processo de update não é algo tão rápido para alguns, especialmente quando falamos de pequenas empresas e órgãos e instituições públicas que, muitas vezes, não possuem estruturas para arcar com esse tipo de custo.
A decisão foi tomada devido à detecção de uma vulnerabilidade grave na estrutura das plataformas, que poderia ser usada em ciber-ataques.
'WannaCry' 2.0? Jovem japonês é preso após espalhar ransomware na web

A Microsoft revelou que grande parte desses ataques são originados de instituições governamentais (ou seja, patrocinados pelos governos). Em declaração oficial, Adrienne Hall, Gerente Geral de Gestão de Crises da Microsoft disse:
"Ao revisar as atualizações deste mês, algumas vulnerabilidades que representam alto risco de ataques cibernéticos por organizações governamentais, às vezes chamados de atores estatais de imitação, ou outras organizações, foram identificados.
Para lidar com este risco, hoje nós estamos fornecendo atualizações de segurança adicionais, juntamente com nossas atualizações regulares de terça-feira. Estas atualizações de segurança estão sendo disponibilizadas para todos os usuários, incluindo aqueles que utilizam versões anteriores do Windows".
Fato curioso é que o Windows XP, que já encontra-se sem suporte há mais de três anos (vendo que foi 'aposentado' em 2014), ainda está presente em 7% dos PCs ao redor do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3