Revolução nos consoles? Sony trabalha em nova arquitetura para o PS5

O Xbox Scorpio chegará ao mercado no final deste ano e vem prometendo ser o console mais potente ao oferecer 6 TFLOPS de potência gráfica. Claro que a Sony não ficará parada e já vem trabalhando no PS5, que, até este momento, ainda não tem data para ser revelado ao público.
O console mais potente da Sony, neste momento, é o PS4 Pro com seus 4,2 TFLOPS. Apesar de oferecer grande poder gráfico, ele conta com APU da AMD, assim como veremos no Scorpio. Para quem não está por dentro da tecnologia, uma APU é um chip que engloba em um único espaço a CPU e GPU do sistema.
Imagem: APU do Xbox Scorpion que promete 6 TFLOPS de potência gráfica
Desta forma, por ter que colocar dois processadores dentro de um único chip, o potencial acaba ficando inferior ao de uma solução equivalente para PC que conta com processador e placa de vídeo dedicados. Mas isso poderá mudar no PS5, como informa o site TweakTown.
A fonte informa que teve contato com um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento do PS5 e que o novo console da Sony virá com GPU dedicada, assim como vemos em notebooks, por exemplo.
Desta forma, o próximo console da Sony deve trazer uma CPU Ryzen e GPU Vega da AMD. Claro que isso resultará em maior consumo energético e maior aquecimento, o que exigirá da Sony trabalhar em um sistema eficiente de dissipação térmica, mas garantirá um grande salto sobre o PS4 Pro e também o Xbox Scorpio.
Esqueça o PS4 Pro! PlayStation 5 pode chegar ao mercado antes do esperado
Diante das críticas sobre o PS4 Pro ser incapaz de rodar todos os jogos nativamente na resolução 4K, podemos esperar que a Sony traga um hardware capaz o suficiente de garantir tal resolução em todos os jogos no PS5. Enquanto isso, essa é a promessa da Microsoft com o Xbox Scorpio, que deve rodar os exclusivos nesta resolução e a 60 FPS.
Por fim, o engenheiro garantiu que o PS5 não chega em 2018. Ele não comentou quando veremos o novo console da Sony, mas ainda deve levar pelo menos 2 anos antes de vermos qualquer anúncio oficial por parte da fabricante japonesa. Até lá a Microsoft terá um bom tempo para provar que o Scorpio foi uma escolha mais acertada que o PS4 Pro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3