Elop foi o "Plano B" da Nokia em 2010 para a vaga de CEO

Empresa tinha decidido contratar outro executivo norte-americano, que não pôde assumir o cargo
 
  
Será que o Plano B deu certo? (Fonte da imagem: Reprodução/MOFONU)
O ex-integrante do conselho executivo da Nokia, Jorma Ollila, conversou com o The Wall Street Journal e explicou que, Stephen Elop, atual CEO da companhia, teria sido o “Plano B” do conselho para a escolha do executivo-chefe da fabricante de celulares em 2010, quando a vaga estava vazia. Ele não revelou o nome do homem que teria sido a primeira opção da empresa, mas disse apenas que se tratava de um competente executivo norte-americano com cerca de 50 anos de idade.
Elop saiu da Microsoft para liderar a Nokia quando a empresa estava afundando em sua recente crise, com o Symbian não conseguindo bater de frente com Android ou iOS. Logo depois de sua entrada na companhia finlandesa, Elop tratou de focar a produção de smartphones no Windows Phone da sua antiga empregadora e conseguiu amenizar a situação. Mesmo com isso, Ollila comentou que os esforços não foram o suficiente para alcançar as expectativas do conselho para o SO.
“Nós não tivemos muito sucesso usando o sistema operacional da Microsoft para criar produtos competitivos ou uma alternativa para as duas companhias dominantes do mercado mobile”, comentou Ollila sobre o Windows Phone e as expectativas da empresa. Ainda assim, ele não classifica a decisão sobre o WP como acertada ou não. “É impossível dizer o que teria acontecido com a empresa se decisões diferentes tivessem sido tomadas em 2011 ou em outro momento”, completou.
Stephen Elop deve se juntar novamente à Microsoft assim que a empresa norte-americana terminar a incorporação da Nokia. Há rumores ainda de que ele possa assumir o cargo mais alto na criadora do Windows, já que Steve Ballmer anunciou sua aposentadoria e, até agora, ninguém foi nomeado para ocupar seu lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3