Engenheiros testam a força do vento no Estádio do Morumbi

Experimentos devem fornecer os coeficientes de pressão e o formato para o desenvolvimento de nova cobertura metálica.
Engenheiros testam a força do vento no Estádio do Morumbi (Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Tecnológica)
A Copa do Mundo está aí e, de acordo com o pessoal do site Inovação Tecnológica, engenheiros do IPT — Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo — iniciaram alguns testes com uma maquete do Estádio do Morumbi para comprovar a estabilidade da nova cobertura que será construída no local.
Segundo a publicação, a nova estrutura apresentará uma área total de 30 mil metros quadrados, contando com oito pilares que ajudarão a sustentar cerca de 4 mil toneladas de aço tratado.

Escoamento do vento

Para a realização dos experimentos — que consistem em submeter um modelo do estádio a ensaios em um túnel de vento —, os engenheiros montaram uma maquete fabricada em papel, couro, PVC e acrílico, além de distribuir 580 blocos retangulares ao redor da réplica para reproduzir as estruturas localizadas no entorno do estádio.
Assim, os pesquisadores realizarão simulações das condições do vento na região na qual o Morumbi está localizado para observar como ocorre o seu escoamento. Os testes devem fornecer os coeficientes de pressão e o formato com os quais os projetistas deverão trabalhar para desenvolver o projeto final da cobertura.
Fonte: Inovação Tecnológica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3