Samsung promete reestruturação visual e logotipo renovado para 2013

Para algumas empresas, o logotipo é tão importante que elas chegam a gastar até milhões para criá-los. Outras empresas apostam na simplicidade e acabam gastando bem menos, como a Coca-Cola, com o mesmo logo desde 1885. Agora, a Samsung promete fazer um novo logotipo.
O avanço tecnológico obriga as empresas a se atualizar e a inovar constantemente, adaptando seus conceitos administrativos aos novos tempos e dedicando tempo especial à necessidade de mostrar sua cara ao mercado. Como a gente vê logotipos todo dia, querendo ou não eles têm sua importância. Principalmente se tratando de empresas gigantescas, como a Samsung: que não muda o seu logo desde 1993.
Em breve a companhia deve passar por uma reestruturação visual, as maiores alterações afetarão principalmente a logomarca Samsung, para conhecer um pouco mais a história da “cara” da Samsung, nós preparamos uma pequena linha do tempo, vejam só:
A Samsung foi fundada em 1938 como uma empresa comercial de pequeno porte, na época a coreana produzia macarrão e vendia frutos do mar em mercados populares. O nome Samsung (삼성그룹) que significa três estrelas, foi escolhido pelo fundador da empresa, Lee Byung-Chull, este queria que sua companhia fosse grande e poderosa, e eterna como as estrelas no céu.
Após a guerra da Coréia (1950-1953), a Samsung expandiu seus mercados para outras indústrias e passou a cobrir os mercados de açúcar e produção têxtil. Porém, um logotipo em língua ocidental não apareceu até a criação da Samsung Eletronics em 1969. Depois de alguns anos, a empresa focou seus principais investimentos no mercado eletrônico, e o resultado disso nós vemos hoje: ela é a maior fabricante de produtos eletrônico em termos de capital. Grande parte do sucesso que a divisão tecnológica da Samsung Group detém remete aos inovadores gravadores e conjuntos de televisão monocromática.

A imagem do logotipo mais tarde, em 1980, tornou-se um tanto mais sofisticada em termos gráficos, na mesma época a Samsung constrói suas primeiras fábricas no exterior e começa a exportar seus produtos. A empresa vendia de tudo: máquinas de lavar, geladeiras, televisores coloridos, leitores de vídeo e entre outros produtos. A partir dessa época, a Samsung passou a investir no ramo de semi-condutores que mais tarde viria a ser um dos negócios mais bem sucedidos da empresa.
Já em 1993, 13 anos depois da primeira reestilização a versão atual do logotipo foi apresentado. Lee Kun-Hee, presidente da Samsung Eletronics Coporation anunciou uma nova gestão, totalmente diferenciada em relação à anterior. Desde então, a Samsung migrou quase todo o seu mercado para o setor eletrônico que vai de eletrodomésticos a produtos de alta performance, como os conhecidos processadores Exynos e os discos rígidos Samsung Spin Point.
Mesmo parecendo simples e óbvio, o logotipo atual transmite vários conceitos da empresa, a elipse sutilmente inclinada remete ao universo, a cor azul representa a unanimidade do céu e do mar. A palavra “Samsung” foi dimensionada dentro da elipse, de forma que a letra inicial “S” e a letra final “G” criassem uma leve ideia de conexão entre as duas partes do logotipo, transmitindo a ideia de que a Samsung está ligada ao universo.

As empresas realizam as mudanças por diferentes razões. Algumas o fazem movidas pela necessidade, outras são induzidas apenas pela vaidade e o desejo de modernizar sua imagem. No entanto, todas elas tem um único objetivo final: o de atingir o consumidor.
Como dissemos no começo da notícia, a empresa pretende mudar algumas coisas no visual, agora o logo Samsung, tentaria envolver o cliente e fã da empresa, tornando o modo Samsung um modo de vida. Uma equipe de designers já teria sido contratada para trabalhar em apresentações para a empresa, no comando do grupo, estaria Scott Bedbury, que já ajudou companhias de peso com Starbucks e a Nike. A possível apresentação ocorreria durante a CES 2013, em janeiro.
Um executivo da empresa teria dito até que já pararam de imprimir cartões de visita com o símbolo recente e que “não veem a hora de janeiro chegar”. Fique ligado, pois nós estaremos na CES 2013 atentos para qualquer novidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3