Samsung promete reestruturação visual e logotipo renovado para 2013

Para algumas empresas, o logotipo é tão importante que elas chegam a gastar até milhões para criá-los. Outras empresas apostam na simplicidade e acabam gastando bem menos, como a Coca-Cola, com o mesmo logo desde 1885. Agora, a Samsung promete fazer um novo logotipo.
O avanço tecnológico obriga as empresas a se atualizar e a inovar constantemente, adaptando seus conceitos administrativos aos novos tempos e dedicando tempo especial à necessidade de mostrar sua cara ao mercado. Como a gente vê logotipos todo dia, querendo ou não eles têm sua importância. Principalmente se tratando de empresas gigantescas, como a Samsung: que não muda o seu logo desde 1993.
Em breve a companhia deve passar por uma reestruturação visual, as maiores alterações afetarão principalmente a logomarca Samsung, para conhecer um pouco mais a história da “cara” da Samsung, nós preparamos uma pequena linha do tempo, vejam só:
A Samsung foi fundada em 1938 como uma empresa comercial de pequeno porte, na época a coreana produzia macarrão e vendia frutos do mar em mercados populares. O nome Samsung (삼성그룹) que significa três estrelas, foi escolhido pelo fundador da empresa, Lee Byung-Chull, este queria que sua companhia fosse grande e poderosa, e eterna como as estrelas no céu.
Após a guerra da Coréia (1950-1953), a Samsung expandiu seus mercados para outras indústrias e passou a cobrir os mercados de açúcar e produção têxtil. Porém, um logotipo em língua ocidental não apareceu até a criação da Samsung Eletronics em 1969. Depois de alguns anos, a empresa focou seus principais investimentos no mercado eletrônico, e o resultado disso nós vemos hoje: ela é a maior fabricante de produtos eletrônico em termos de capital. Grande parte do sucesso que a divisão tecnológica da Samsung Group detém remete aos inovadores gravadores e conjuntos de televisão monocromática.

A imagem do logotipo mais tarde, em 1980, tornou-se um tanto mais sofisticada em termos gráficos, na mesma época a Samsung constrói suas primeiras fábricas no exterior e começa a exportar seus produtos. A empresa vendia de tudo: máquinas de lavar, geladeiras, televisores coloridos, leitores de vídeo e entre outros produtos. A partir dessa época, a Samsung passou a investir no ramo de semi-condutores que mais tarde viria a ser um dos negócios mais bem sucedidos da empresa.
Já em 1993, 13 anos depois da primeira reestilização a versão atual do logotipo foi apresentado. Lee Kun-Hee, presidente da Samsung Eletronics Coporation anunciou uma nova gestão, totalmente diferenciada em relação à anterior. Desde então, a Samsung migrou quase todo o seu mercado para o setor eletrônico que vai de eletrodomésticos a produtos de alta performance, como os conhecidos processadores Exynos e os discos rígidos Samsung Spin Point.
Mesmo parecendo simples e óbvio, o logotipo atual transmite vários conceitos da empresa, a elipse sutilmente inclinada remete ao universo, a cor azul representa a unanimidade do céu e do mar. A palavra “Samsung” foi dimensionada dentro da elipse, de forma que a letra inicial “S” e a letra final “G” criassem uma leve ideia de conexão entre as duas partes do logotipo, transmitindo a ideia de que a Samsung está ligada ao universo.

As empresas realizam as mudanças por diferentes razões. Algumas o fazem movidas pela necessidade, outras são induzidas apenas pela vaidade e o desejo de modernizar sua imagem. No entanto, todas elas tem um único objetivo final: o de atingir o consumidor.
Como dissemos no começo da notícia, a empresa pretende mudar algumas coisas no visual, agora o logo Samsung, tentaria envolver o cliente e fã da empresa, tornando o modo Samsung um modo de vida. Uma equipe de designers já teria sido contratada para trabalhar em apresentações para a empresa, no comando do grupo, estaria Scott Bedbury, que já ajudou companhias de peso com Starbucks e a Nike. A possível apresentação ocorreria durante a CES 2013, em janeiro.
Um executivo da empresa teria dito até que já pararam de imprimir cartões de visita com o símbolo recente e que “não veem a hora de janeiro chegar”. Fique ligado, pois nós estaremos na CES 2013 atentos para qualquer novidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samsung nos convida para conhecer os novos SoC Exynos na CES 2014

Vazou! Moto G5S Plus e X4 têm especificações reveladas

Nokia deixa vazar dados do Lumia 1520 em loja online chinesa