Pular para o conteúdo principal

Samsung cria chip ARM de oito núcleos para ser usado em celulares e tablets

Tecnologia pode chegar já no próximo ano em um novo tablet do Google


A Samsung em parceria com a ARM está preparando um novo processador de 8 núcleos usando a nova arquitetura big.LITTLE.
A ideia do big.LITTLE é ter dois processadores, um com alta capacidade de processamento — gastando mais bateria — e outro nem tão potente — consumindo menos bateria — combinando alto poder de processamento com uma melhor autonomia da bateria. A gestão de uso de cada processador ficará por conta do sistema operacional, sem a operação simultânea de ambos.
Nesse novo processador da Samsung, sem nome definido, serão usados um par de chips quad-cores: para o alto poder de processamento, o Cortex A15 rodando a 1.8GHz —segundo rumores esse será o processador utilizado no Galaxy S4 — e o segundo um Cortex A7 rodando a 1.2GHz. De acordo com a Samsung, mesmo o Cortex A7 sendo configurado a um clock menor, ele por si só terá desempenho semelhante ao iPhone 4S e ao Galaxy Nexus — Galaxy X no mercado brasileiro.
Não foi confirmado, mas espera-se que esse seja o primeiro modelo dessa nova arquitetura apresentada pela primeira vez em outubro do ano passado (2011). A ARM confirmou ainda que licenciou essa nova arquitetura para 14 fabricantes de chips.
Ainda não se sabe em qual gadget esse novo processador estreará, mas alguns já esperam o componente na próxima geração do recém lançado Nexus 10, tablet do Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3