Rápida no gatilho: Microsoft libera correção para nova falha grave no Windows

Uma nova falha grave de segurança tinha sido encontrada pelos especialistas do programa 'Google Project Zero' neste fim de semana. O problema estava associado a proteção anti-malware já embarcada em diversas versões do Windows, deixando os sistemas "abertos" para ataques remotos em potencial.
Segundo Tavis Ormandy, um dos especialistas do "Projeto Zero", uma tentativa de ataque virtual poderia ser feita até via email, mesmo sem o usuário abrir ou ler a mensagem infectada:
Os especialistas só estavam aguardando a Microsoft corrigir a nova falha para divulgar mais detalhes sobre o problema, prática bastante comum neste tipo de caso para não ajudar os criminosos a se aproveitar da brecha de segurança. Pelo visto, dessa vez a gigante de softwares agiu rápido, já que aparentemente a partir desta terça-feira (9) a falha já começa a ser resolvida.
A empresa de Redmond liberou uma correção crítica para acabar com a brecha de segurança através do Windows Update. Como mencionado anteriormente, essa brecha de segurança no motor de proteção contra malwares permitia que os cibercriminosos "executassem códigos arbitrários [...] tomando controle do sistema."
A lista completa de softwares da Microsoft afetados pelo problema inclui desde o Windows 7 até a versão mais recente do Windows 10 além de outros programas da empresa como o próprio 'Microsoft Security Essentials'. Segundo a Microsoft o patch vai ser instalado automaticamente em todas máquinas nos próximos dois dias.
A dica para ficar livre do problema é manter o sistema sempre atualizado, no caso do Windows 10 isso já é feito automaticamente, porém nas versões mais antigas o usuário deve deixas esse opção ativada para receber o pacote de correção o quanto antes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3