Sem espaço, Samsung não é mais uma das principais fornecedoras da China

A Samsung não faz segredo quando o assunto é o seu negócio de telefonia móvel e mercados de grande participação. A empresa já citou que existe uma forte concorrência na China com os fornecedores locais por causa da linha de produção barateada dos mesmos, e o efeito dessa "guerra" vem se mostrando cada vez mais, visto que agora a empresa sul-coreana também muito perdeu espaço e já não está mais na lista das 5 principais fornecedoras de celulares do país.
De acordo com dados da Strategy Analytics relacionados ao Q4 de 2015, a Huawei continua sendo a principal fornecedora de smartphones da China, com participação de 15,2%. A Xiaomi, por sua vez, ocupa a segunda colocação, com 14,8%. A Apple, que recentemente divulgou seus positivos resultados fiscais, está em terceiro lugar com 13,1% do mercado chinês de smartphones, enquanto que as fabricantes Vivo e Oppo fecham a lista com 10% e 9,2%, respectivamente.
Imagem: Reprodução/Strategy Analytics.
A última vez da Samsung no top 5 de fornecedores da China foi no Q3 do ano passado, embora essa posição tenha sido "tomada" pela Oppo e pela Apple, que continua sendo a única fabricante não chinesa na lista das principais do país. Em 2014, a Samsung era líder de mercado tanto na China quanto em outros países, embora a ascensão de fornecedores locais diminuiu e muito sua participação, abrindo as portas para empresas como Huawei, Xiaomi, Vivo e Oppo.
Somente considerando as quatro principais fabricantes da China, citadas no parágrafo anterior, o mercado é correspondido com 46% de participação somente delas. Os outros resultados são distribuídos entre fabricantes menores e outras que não são chinesas.
A China tem sido uma grande exportadora de smartphones de baixo e médio custo, com alguns modelos high-end sendo vendidos internacionalmente por preços mais baixos que os praticados pelas principais empresas. Com a queda da Samsung no mercado local, é de se esperar que a empresa anuncie novas estratégias para recuperar espaço no mercado – lançando versões exclusivas de seus celulares para a China e afins.
Recorde. No ano de 2015, a China comercializou 438 milhões de unidades de smartphones, registrando um aumento de 3% nas vendas. A Apple vendeu 15,5 milhões de aparelhos no quarto trimestre fiscal do ano, enquanto que a Huawei vendeu 17,9 milhões, registrando um aumento de 50%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3