Google está trabalhando em tradutor de voz instantâneo

Executivo da empresa comenta que software funciona de forma quase perfeita em determinadas combinações.
 
Google está trabalhando em tradutor de voz instantâneoHugo Barra comenta sobre tradutor em tempo real que pode chegar ao Android em algum tempo. (Fonte da imagem: Reprodução/G1)
Quem nunca utilizou o Google Tradutor para encontrar o significado de uma palavra estranha em inglês ou mesmo frases inteiras em outros idiomas? Erros obviamente ocorrem, mas o que realmente torna essa solução inviável para conversas em tempo real é a demora em introduzir o texto e ajustar a tradução.
A Google, entretanto, parece estar dando um passo bem grande nesse sentido. Um software que consegue traduzir a voz humana em tempo real de um idioma para outro está sendo desenvolvido e, segundo Hugo Barra, vice-presidente da divisão do Android na Google, está funcionando de forma quase perfeita em determinadas situações.
Barra, o brasileiro por trás do SO mobile mais utilizado no mundo, explica que a ferramenta atual funciona com quase 100% de precisão traduzindo entre inglês e português. Ele comentou ainda ao The Times que testa com frequência protótipos dessa tecnologia. “Nós temos toneladas de protótipos desse tipo e eu os testo de vez em quando para conferir quanto progresso temos feito”, relata.

Similar ao S Voice

O sistema da Google parece bastante com o que já temos nos últimos lançamentos da Samsung. As versões do Galaxy S4 contam com uma ferramenta similar capaz de traduzir frases ditas por alguém segundos depois de capturar a voz, a S Voice. Isso, entretanto, não funciona em tempo real como a Google propõe.
Hugo Barra não deu mais especificações sobre o tradutor instantâneo do Android ou qualquer prazo para que isso comece a aparecer nos smartphones no mercado. Contudo, como ele mesmo explica que a tradução entre português e inglês funciona quase perfeitamente, podemos imaginar que um possível app será disponibilizado por aqui já no lançamento mundial.
Barra comentou ainda que o reconhecimento de voz em ambientes barulhentos ou utilizando microfones de baixa qualidade é difícil. Em salas sem muitos ruídos, entretanto, ele reconhece tudo com facilidade.
Fonte: The Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3