Samsung WB850F: uma megazoom de bolso bem conectada

Câmera tem sensor de 16 MP, zoom de 21x, faz ótimas fotos e é capaz de enviá-las para serviço online como o Facebook, Picasa e PhotoBucket                 
Alguns anos atrás seria impossível encontrar uma câmera de bolso carregada com tantos recursos quanto a Samsung WB850F (R$ 1.499): ela tem sensor de 16 Megapixel, zoom óptico de 21x, compartilha imagens via Wi-Fi, tem GPS com mapas embutidos e um modo “burst” que faz 10 fotos por segundo. Ela é praticamente o garoto-propaganda do que há de mais recente na tecnologia de câmeras em 2012.
A WB850F é notável porque, ao contrário de modelos anteriores com tecnologia Wi-Fi, o compartilhamento de imagens sem fios fica em segundo plano, atrás de recursos-chave como uma lente zoom impressionante, controles manuais, bom desempenho e botões que dão acesso rápido à maioria dos ajustes da câmera.
wb850f_frente-360px.jpg
Dito isto, ela tem algumas limitações, como uma tendência a “engasgar” na troca de modos, e um sistema de estabilização que tente a ser menos eficiente no zoom máximo (telephoto), justamente quando o usuário mais precisa dele.
Leia também
» Como escolher uma câmera digital
» O que importa na hora de comprar uma câmera digital
» Como cuidar de sua câmera digital
Desempenho, qualidade de imagem e de vídeo
Em nossos testes subjetivos de qualidade de imagem, nossos juízes classificaram a WB850F como ao menos Boa em todas as categorias. O ponto forte é a nitidez, onde foi classificada como Superior. Notamos apenas um mínimo de “franja” púrpura nos detalhes mais finos de nosso teste de resolução.
wb850f_resolucao-360px.jpg
Teste de resolução. Clique para ampliar
Ela também se saiu muito bem na precisão de cor e ausência de distorção, sendo classificada como Muito Boa em ambas as categorias. A qualidade de exposição foi classificada como Boa, devido a uma imagem ligeiramente subexposta em nosso teste com uma cena em nosso estúdio.
A WB850F não se saiu tão bem em nossos testes de qualidade de vídeo. No geral ela foi classificada como Aceitável em qualidade de vídeo e Muito Boa em qualidade de áudio. Seu desempenho abaixo da média em vídeo é devido ao resultado em situações de pouca luz. Em nossos testes em ambientes bem iluminados, as imagens produzidas pela câmera (em 1080p a 30 quadros por segundo, ou “FullHD”) pareceram boas, mas as cenas em locais com pouca luz tinham um nível de ruído considerável.
wb850f_cenario-360px.jpg
Cena sob luz artifical. Clique para ampliar
Ainda assim, o desempenho da WB850F sob pouca luz se compara favoravelmente ao de muitas outras câmeras de sua categoria. O vídeo pode ter bastante ruído, mas ao menos dá pra ver o que acontece na cena, e a movimentação é suave. Abaixo temos dois clipes de teste usados em nossa avaliação. Para os melhores resultados, assista-os em 1080p.

Vídeos feitos com a WB850F
Não encontramos uma indicação da CIPA sobre a autonomia de bateria da Samsung WB850F. E não me surpreendi ao ver que a bateria não durou muito em meus testes quando o Wi-Fi e o GPS estavam ativados: consegui cerca de um dia de uso antes de ter de recarregar. E mesmo quando eu não usei o Wi-Fi e o GPS o indicador de bateria foi de cheio a vazio em um dia e meio, e eu não usei a câmera sem parar. De acordo com esta experiência, eu classificaria a autonomia como Aceitável, com 160 a 200 fotos por carga.
Modos de cena e recursos
Como muitas outras megazoom de bolso modernas na mesma faixa de preço, a Samsung WB850F inclui recursos para todo tipo de usuário: há controle manual de exposição, os tradicionais modos de cena, filtros e efeitos e um “modo inteligente” que determina automaticamente qual o modo de cena correto para a situação.
Também há muitas opções nos menus da câmera, mas a Samsung fez um bom trabalho e conseguiu manter a confusão e o excesso ao mínimo. Não é necessário rolar por páginas de opções em cada modo para descobrir mais páginas de opções obscuras: as opções em cada modo estão limitadas a apenas uma tela, o que é uma boa idéia.
Os controles manuais de exposição são acessados através da opção A/S/M no seletor de modo. Lá você pode escolher entre prioridade de abertura (A), prioridade de obturador (S) ou um modo manual completo (M). É possível ajustar a velocidade do obturador (de 1/2000 segundo a 16 segundos) e o valor da abertura (no máximo F2.8 em grande angular e F5.9 em telephoto). Pressione o botão de função no modo A/S/M para ajustar o ISO (100 a 3200), balanço de branco, foco manual ou automático e tamanho da imagem, entre outros.
Nos modos manual e programa basta um toque no botão de função para abrir uma lista de filtros criativos (como um modo miniatura, um filtro “sketch” que simula um rascunho feito à mão e outro que dá a imagem a aparência de uma pintura) que podem ser aplicados em tempo real. Para fotos feitas nos modos automático ou em um dos modos de cena você pode aplicar os mesmos filtros durante a reprodução, pressionando o botão Menu e selecionando a opção Smart Filters no menu.
wb850f_sketch-360px.jpg
Efeito "Sketch". Clique para ampliar
Os modos de cena são básicos, com oito opções. Entre elas um modo noturno, um modo “backlight” para cenas com iluminação por trás, Beauty Shot para retratos e modos para fotos ao amanhecer e anoitecer, entre outros). Também há um modo HDR, um modo de fotos panorâmicas que usa o sensor de movimentos, fotos em 3D e várias molduras para colocar fotos lado-a-lado ou sobre fundos pré-definidos.
Apesar dos vários modos de operação, a câmera às vezes tende a engasgar um pouco ao alternar entre eles. E quando você troca de um modo para outro ou salva uma sequência de fotos feita no modo Burst, a WB850F tende a “congelar” por alguns segundos. Mas ao selecionar opções dentro de um modo a câmera reage mais rapidamente.
A Samsung WB850F se saiu bem em nossos testes de laboratório, que envolvem montá-la em um tripe em um ambiente com iluminação controlada, mas descobri que ela tem algumas limitações quando usada “na mão”. Tive dificuldade em capturar uma foto nítida com o zoom máximo. Isso é um desafio para qualquer câmera megazoom, mas a WB850F me pareceu mais problemática que as outras. Ela se saiu bem sob pouca luz, mas a nitidez também é um problema no escuro.
Mas há pontos positivos: o desempenho em Macro está bem acima da média. A WB850F tem uma distância mínima de foco que praticamente permite que você toque o objeto com a lente, ao menos em locais bem iluminados. Em locais com pouca luz o sistema de foco automático teve problemas, mas isso acontece em quase toda câmera desta categoria.
wb850f_sample_flor-360px.jpg
Foto feita com a WB850F. Clique para ver a imagem original
                                                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresas chinesas venderão 40% dos smartphones do mundo em 2015

Faça o seu controle: Xbox Design Lab ganha novas cores e materiais para brincar

Baixe agora o papel de parede do Galaxy Note 3