Samsung acusada de abuso de posição dominante para prejudicar Apple

Especialistas em patentes ouvidos no final do período de audições do julgamento que opõe a Samsung e a Apple, centrada em violações de patentes, consideram que a fabricante sul coreana utilizou a sua posição dominante para pedir um elevado valor à concorrente para utilizar tecnologias suas no iPhone. A conclusão pertence a alguns dos especialistas em patentes que testemunharam a favor da Apple no julgamento, cuja fase de audições de testemunhas terminou na semana passada.
De acordo com o Guardian, pelo menos dois desses especialistas em patentes consideraram que o valor pedido pela Samsung à Apple para licenciar patentes relacionadas com tecnologias wireless, era demasiado elevado e iria prejudicar as perspectivas de vendas do iPhone.
Ambos os especialistas citados pelo diário britânico argumentaram que o pedido de uma quantia demasiado elevada pelos direitos de utilização das tecnologias em causa representa abuso de posição para afectar a Apple.
Uma das testemunhas, que chegou a trabalhar na divisão do Departamento de Justiça dos EUA especializada em questões de anti-monopolismo, criticou mesmo o valor pedido pela Samsung (cerca de 14 dólares por unidade do iPhone, comercializada a 600 dólares) ao compará-lo a uma obstrução.
Com esta prática, Janusz Ordover considera que a Samsung conseguiu distorcer o processo de tomada de decisão na definição de standards, ao tornar as suas tecnologias standard na indústria.
Depois das últimas audições das testemunhas, feitas na passada sexta-feira, o julgamento vai agora passar para as fases de argumentação final e deliberação do júri, que arrancam esta semana.
Recorde-se que o processo em causa, um dos mais importantes que opõe as duas fabricantes, está centrado em acusações de violação de patentes: a Apple acusa a Samsung de ter copiado o design dos seus equipamentos, enquanto que a sul-coreana acusa a rival de utilizar patentes suas, relacionadas com tecnologias wireless, sem autorização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samsung nos convida para conhecer os novos SoC Exynos na CES 2014

Vazou! Moto G5S Plus e X4 têm especificações reveladas

Nokia deixa vazar dados do Lumia 1520 em loja online chinesa